sábado, 15 de agosto de 2009

Sobre linux e Software Livre



Muito se tem comentado na mídia sobre o linux. Muitas informações são verídicas e outras mitos que foram sendo derrubados um a um.
Muitos destes mitos são colocados perante o mercado consumidor no intuito de inibir o crescimento do Linux e sua evolução. Nada nada mais natural, pois o Linux e outros softwares livres afetam diretamente o negócio de quem produz software proprietário e principalmente alguns monopólios.
Alguns destes mitos já se perderam na história devido à rapida evolução que o Linux vem tento, mas merecem ser citados para que seja do conhecimento daqueles que estão tendo o contato inicial com o software livre. O Linux tem sido um vitorioso na sua resistência e capacidade de derrubar os argumentos de seus opositores. Vamos conhecer os principais mitos sobre o Linux:

Linux é dificil de usar.

Ele não é dificil. È diferente. Quando se aprende uma lingua, ela não é dificil, ela é diferente se comparado com o que o usuário utiliza com fluência. Na mesma ótica está o Linux. Procure aprender duas ou mais línguas. No seu currículo profissional é muito melhor que você fale mais do que uma lingua do que aquele profissional que fala uma só lingua. E lembre-se: Não é difícil, é diferente.


- O linux tem o código fonte aberto. È mais inseguro.

Nenhum hacker ou cracker precisa de nenhum código fonte para saber a engenharia que está por trás do software. Os crackers podem fazer invasões e fazem, sem a presença do código fonte. Código fonte aberto não quer dizer que é mais inseguro. O usuário pode ter um software proprietário que tem o fonte fechado que é mais seguro que outro software com o código fonte aberto. Código fonte aberto não tem a ver com SEGURANÇA. tem a ver com TRANSPARÊNCIA.

Se o usuário contratar qualquer empresa de segurança para analisar seu ambiente de tecnologia, a msma irá solicitar os fontes de seus softwares para ter certeza de que o software faz aquilo que sua caixa ou manuais dizem que faz. Caso contrário, é impossivel se ter certeza. Transparência é bom e todos querem. A questão que está por trás do código fonte aberto é que ele abre ao mundo uma inteligência. Essa mesma inteligência precisa ser protegida na indústria de software proprietária através de patentes, para que lhe dê direitos
à cobrar licenças. Caso contrário, alguém pode copiar softwares e não mais depender dessa mesma Industría de softwares proprietários. No entanto algumas empresas estão abrindo seus fontes por pressão do mercado, congresso, etc... Hoje vários governos de países, como China e Alemanha, não aceitam software com código fechado. Os governos alemães e Franceses estão partindo para o Linux devido à soberania que o Linux proporciona. Existem mais países que estão indo na mesma direção, e muito deles são países desenvolvidos, que possuem dinheiro para comprar software proprietario. No entanto, a opção (ao que tudo indica) é por Linux, por questão de soberania já que estes países não querem ficar presos a um uníco fornecedor.


O linux é criação de estudante. Nenhuma empresa deveria confiar em um software que é mantido por um bando de universitários com cabelos longos e rabo de cavalo.

Hoje a maioria das tecnologias que usamos, ou das empresas que hoje criam soluções em TI, foram criações de estudantes. Alguém sabederia dar um exemplo? HP, criação de estudantes em uma garagem. Hoje é uma empresa fantástica de softwares e hardware. Microsoft, Bill Gates não tinha terminado a faculdade, hoje a maior empresa de software do mundo. Apple, Dell, entre outras. Se fosse pejorativo ser criação estudante, será que valeria a pena nossos filhos irem para escola? Por que a maioria das indústrias de software proprietário tem interesse que esses estudantes usem seus softwares? Talvez esses mesmos estudantes acabem por comprar seus softwares quando os mesmo estiverem empregados.


No ritmo atual, em breve o Linux virá em caixa de sucrilho. Ele é de graça. É estranho software de graça evoluir.
Esse mesmo linux pode vir com doce ou pirulito, deu ao filme Senhor do Anéis o Oscar de melhores efeitos especiais. Boa parte do filme foi feito em Linux. Agora o usuário pode se perguntas: Porque a Indústria de Hollywood estária usando Linux para fazer filmes se eles têm muito dinheiro pra comprar software? Por que usar software que vem com doce? A resposta é tecnologia. No caso da Marinha era soberania. Nesse caso é tecnologia. O filme Titanic teve contribuição forte do Linux. O mar foi feito em máquinas rodando Linux. Muitos dizem: afundou por que foi feito em Linux.... Bem, a questão é que tentaram fazer o Mar em dois outros sistemas operacionais (sem citar nomes), e não conseguiram. Tentaram por fim fazer em Linux. Por incrível que pareça também não conseguiram em um primeiro momento. Mas como o Linux tem código fonte aberto (receita, transparência) eles puderam mudar o código para suas necessidades e fazer o mar.

0 comentários:

Postar um comentário