segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Passei na prova e agora?




Certificação é a declaração formal de "ser verdade", emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituida por lei ou decorrente de aceitação social.

O certificado é o documento que corporifica a certificação.

Formas de Certificação


Eles podem ser realizados para as seguintes finalidades:

* Atestar a qualificação de um profissional (Linux Professional Institute)
* Atestar a qualidade e funcionalidade de produtos e serviços, como, entre outros, na área da segurança de computadores e software (ISO/IEC 17799 e Common Criteria), na indústria alimentícia (ISO 9000) e na gestão ambiental de empresas (ISO 14000).

Validade

As certificações (documentos que garantem o certificado) geralmente precisam ser renovadas periódicamente ou serão válidas por um período específico de tempo. Como parte do processo de renovação, é comum que o titular da certificação demonstre o aprendizado contínuo e a obtenção de créditos educacionais (através da participação em eventos e ou atividades).

Certificação LPIC

Quando você tira a certificação LPIC-1, você está apto a trabalhar como "Linux Systems Administrator". No caso a organização Linux Professional Institute é localizada em Toronto, Ontario no Canadá.

Geralmente quando você passa nas duas provas 101 e 102, se for a prova em papel você consegue visualizar o resultado das provas no prazo de 2 semanas após ter feito as provas. Depois que o resultado das duas provas foi mostrado no site da lpi.org que você já está aprovado, você recebera uma carta da LPI, geralmente demora em torno de 4 a 6 semanas após a informação disponivel no site.

Você receberá em casa os seguintes documentos.

* - Um cartão oficial da Linux Professional Institute com o seu LPID.
* - Um certificado de qualificação professional LPIC-I.
* - Uma carta de comprimentações por ter tirado a certificação.
* - Uma mala direta da revista Linux Magazine com um voucher de promoção.
* - Uma mala direta do programa de certificação Ubuntu.



Abaixo a figura do certificado que você receberá da Linux Professional Institute.





0 comentários:

Postar um comentário