terça-feira, 18 de agosto de 2009

Faça todo mundo Feliz




A administração de sistemas é uma indústria de serviços, e tanto pessoas como computadores são os destinatários desses serviços. Alguns administradores com uma tendência mais técnica acham que os usuários dos seus sistemas não são nada além de aborrecimentos que interferem na atividade real. Esse é um ponto de vista inútil e impreciso; nosso trabalho é fornecer as usuários a infra-estrutura de TI necessária para eles realizarem seus trabalhos eficiente e confiavelmente.


Todos nós já tivemos, em algum momento de nossas carreiras, do outro lado da mesa. Portanto, coloque-se no lugar dos seus clientes: como foi essa experiência e o que você mudaria?

Os usuários ficam feliz quando:

* Computadores estão configurados e em funcionamento e eles conseguem efetuar o login
* Arquivos de dados permanecem intactos
* Softwares aplicativos estão instalados e funcionando como deveriam
* Ajuda informativa e amigável está disponível quando necessária

Os usuários querem tudo isso 24horas por dia, 7 dias por semana. Preferivelmente de forma gratuita. OS usuários odeiam

* Tempo de inatividade, agendado ou não
* Atualizações que introduzem alterações repetinas e incompátiveis
* Mensagens incompreensiveis do sistema ou de administradores
* Longas explicações do por quê as coisas não estão funcionando.

Quando algo não funciona, os usuários querem saber quando isso será corrigido. É isso ai. Para eles não importa qual ou porque um disco rígido ou gerador quebrou; deixe essas informações para seus relatórios administrativos.
De perspectiva do usuário, nenhuma notícia é uma boa notícia. O sistema funcionou ou não, e se não funcionar, não importa por quê. Nossos clientes ficam felizes quando eles nem mesmo percebem nossa existência! Triste, mas é verdade. Os usuários são nossos principais clientes, mas é igualmente importante manter nossos funcionários felizes. Bons administradores são difíceis de encontrar e sua necessidades devem ser levadas em consideração ao projetar os sistemas administrativos da sua instalação.
Administradores de sistemas e outros funcionários técnicos ficam felizes quando:

* Seus computadores e sistemas de suporte estão ativos e em execução
* Eles têm os recursos necessários para que possam realizar seus trabalho
* Eles têm as melhores e as mais recentes ferramentas de software e de hardware
* Eles podem trabalhar sem interrupções constantes
* Eles conseguem ser criativos sem o chefe interferir e tentar gerenciar pequenos detalhes
* Suas horas trabalhadas e nível de estresse estão dentro de limites sensatos

Funcionários técnicos precisam mais do que apenas um cheque no final do mês para que continuem empenhados. Eles precisam sentir que têm algum controle criativo sobre suas atividades e quando são reconhecidos pelos companheiros, chefe e usuários.

Os requisitos para clientes e funcionarios felizes têm alguns fatores em comum. Mas algumas coisas parecem ser antagônicas ou até mesmo estar em conflito direto. O chefe precisa assegurar que todas essas diferentes expectativas sejam compatíveis e atingíveis.
Em algumas empresas, o chefe atua como uma interface com os clientes a fim de proteger as principais atividades da equipe técnica contra interrupções, deixando-o livre pra que possa fazzer o trabalho "real". Nossa experiência é a de que esse arranjo é normalmente uma idéia ruim. Ele afasta a equipe técnica das necessidades dos clientes e frequentemente resulta em promessas feitas pelo chefe que a equipe não pode cumprir.

0 comentários:

Postar um comentário