domingo, 16 de agosto de 2009

Sobre linux e Software Livre 2º parte




O Linux é um sistema operacional, similar o Unix, inserido no conceito de software livre, sob proteção da Licença GPL (General Public Licence - Licença Pública Geral ), desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds na década de 90, que teve apoio de entidades de tecnologia como a Free Software Foundation ( criadora do conceito de software livre, GNU, copyleft e a própria licença GPL) fundada por Richard Stallman. Hoje o Linux conta com o apoio de várias empresas de tecnologia como Cyclades,IBM,HP,Compaq, Sun, etc...

Quem está por trás da comunidades? Quem é a comunidade de Software Livre?

Várias pessoas, várias organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos. Para citar algumas, Free Software Foundation (www.fsf.org), OpenOffice (www.openoffice.org), Linux International (www.li.org), SourceForge (www.sourceforge.net ), etc. Como exemplo podemos destacar o papel da Linux International, que tem como seu presidente o Sr. John Hall, mais conhecido por John "Maddog" Hall. Maddog viaja ao mundo divulgando e conhecendo as soluções baseadas em Linux. Suas palestras lotam auditórios devido à sua capacidade de oratória e liderança. Maddog também faz parte do grupo de diretores do Linux Profissional Institute (www.lpi.org) que é responsavel por certificações técnicas em Linux.




Não existem empresas ganhando dinheiro vendendo o sistema operacional linux.

Realmente não existem empresas ganhando dinheiro diretamente com a venda de "caixinhas" com Linux. Existem empresas ganhando dinheiro com produtos agregados ao Linux, ou então com serviços baseados em Linux. Exemplo de empresa que ganha dinheiro com um produto agregado ao Linux, é a CheckPoint que, está com uma versão de seu firewall baseado em Linux. Existem outras milhares de empresas que vivem de prestar serviços para seus clientes com consultoria, projetos e treinamentos baseados no sistema operacional Linux. Existem ainda empresas que estão se especializando em treinamentos OpenOffice. As oportunidades se multiplicam. Outras, ganham dinheiro enxugando o Linux colocando-o em produtos fechado mas que precisariam de um pequeno sistema operacional para funcionar. Por exemplo, alguns dos carros novos que temos, possuem processadores. Alguns desses processadores estão funcionando com Linux enxugado. Melhor dizendo, Linux Embarcado,que é o nome correto. Muito em breve celulares estarão funcionando com Linux. QUem discorda que é muito mais barato para o fabricante? Ele não precisa pagar licença para nenhum fabricante de software. Nesse movimento, insere-se o Linux como fonte de receita para muitas empresas em muitos negócios distintos.


Não existem um grande fabricante por trás do Linux. Quem vai dar suporte?

A IBM dá suporte. 24 horas x 7dias,365 dias por ano. Compaq,HP,Red Hat e mais empresas estão entrando nesse mercado pois ganha-se dinheiro com serviço em Linux e não vendendo software Linux. Existem ainda outras opções. As distribuidoras Linux. Distribuidoras são empresas que pegam o kernel do Linux de Linus Torvalds, selecionam alguns programas GNU, desenvolvem outros programas próprios, gravam em um CD e vendem o CD, com manuais, etc... Essas empresas também prestam serviços de Linux. Excelentes serviços. Elas dão suporte. Como exemplo de Distribuidoras, temos Red Hat, SuSe, Caldeira, Conectiva, Mandrake, TurboLinux, entre outras muitas. Caso ainda não queira utilizar-se das distribuidoras, existem centenas de empresas de serviços que dão suporte em Linux. Empresas brasileiras, como 4linux, BR Connection, Firewalls, empresas estrangeiras como LinuxCare, etc. São empresas que não vendem protudos, não possuem uma distribuição Linux própria e prestam serviços em Linux. Várias delas dão suporte 24x7x365.


Hoje não existem muitos aplicativos para Linux

Quase todas as linguagens de programação possuem sua versão para Linux. Quase todos os banco de dados, possuem sua versão para Linux. A própria Oracle já publica que o seu banco roda mais rápido no Linux que em outro sistema operacional de plataforma Intel. Vários ERPs estão sendo portados para Linux, pois sai mais barato para todos. Esses ERPs não necessáriamente entram na licença GPL, mas rodam em Linux. Quando o fabricante de um software qualquer percebe que se ele migras para o Linux, favorece sua venda, pois o cliente não precisa paga pelo sistema operacional, ele migra o sistema. Não necessariamente colocando sob licença GPL. A mudança é rápida. No site da IBM (www.ibm.com), existem mais de 3000 aplicativos já portados para Linux. Até biometria já existe para Linux. Não existem ainda bons softwares de design gráfico, ou de controle de projetos, mas logo existirão. É uma questão de tempo. Tempo curto.

Não existem profissionais certificados e certificações profissionais para Linux, como existem para Microsoft, Cisco e que facilitam a contratação de profissionais em grande corporações.

Não só existem como estão crescendo e se desenvolvendo para novos horizontes. As certificações da LPI (Linux Profissional Institute) cobrem as distribuições Debian e RedHat. Essas certificações são baratas, podem ser feitas eletrônicamente através da VUE ou PROMETRIC e têm tempo indeterminado de vencimento. Enquato você estiver atuando na área, ela é válida. As provas para as certificações LPI são 101 e 102,201 e 202,301 e 302. As certificações da LPI são reconhecidas por vários Países e também por empresas patrocinadoras do Linux como IBM. Para maiores informações, entrar no site www.lpi.org. Existem também as certificações de sua propría distribuição, como por exemplo a UnitedLinux, www.unitedlinux.com, a redhat, www.redhat.com, etc.

2 comentários:

João Santana disse...

Agnaldo,

Boa postagem. Mas só uma correção: O nome é LINUS Torvalds, e não LINUX Torvalds. Há quem diga que Linux seja um acrônimo para "Linux is Not UniX" ou Linus is Not UniX", mas o nome dele é Linus.

18 de agosto de 2009 às 08:25
Agnaldo disse...

João, valeu por ter corrigido vlew.

Obrigado pela participação.

19 de agosto de 2009 às 22:38

Postar um comentário